Em setembro de 2025, a tradicional programação para famílias que o Itaú Cultural realiza no Bulevar do Rádio, espaço ao ar livre entre o IC e o Sesc Avenida Paulista, é dedicada ao funk brasileiro. Às 11h30 dos dias 6, 20 e 27 (sábados), e 14 (domingo), a intervenção Nossos Passinhos vêm de longe, do grupo Passinhos do Brasil, apresenta ao público os diferentes passos de dança deste gênero musical que existem no país. Eles demonstram que danças negras e os tambores africanos de diferentes momentos históricos, moldaram o funk como o conhecemos hoje. Depois da apresentação, os artistas falam sobre cada passinho e convidam a plateia a dançar junto.
Ainda, no domingo, 14, a atividade acontece junto à edição de setembro do Menu Cultural — evento mensal do IC com gastronomia e outras manifestações culturais —, que comemora os 23 anos da Feira Preta, grande festival de cultura negra e economia criativa que acontece na capital paulista. Como tudo no Itaú Cultural, o evento é gratuito. Não é necessário reservar ingressos para assistir, basta chegar.
Raízes ancestrais
As origens do funk, manifestação presente nas comunidades de várias regiões do Brasil, remontam aos tambores ancestrais africanos, como o Congo de Ouro. O gênero também sofreu influências de outros ritmos brasileiros, como o samba e a capoeira, além de danças afrodiaspóricas de outros países, como breaking e afro house. Essa miscelânea de influências dá o tom de Nossos Passinhos vêm de longe, ação do grupo Passinhos do Brasil, plataforma que une teoria e prática para estudar as danças do funk, conhecidas como passinhos.
Na intervenção, Jô Gomes, fundadora da plataforma, Jsheik, Khalifa IDD, Marya Paula e Michel Risca apresentam coreografias dos vários tipos de passinhos que existem no país: o Passinho dos Maloka, do Magrão, do Romano e do Megão, típicos do estado de São Paulo; Passinho Foda e Dancinha, do Rio de Janeiro; Passinho Malado, de Minas Gerais, e o Brega Funk, criado em Pernambuco. Depois da apresentação, os dançarinos explicam sobre os passinhos e convidam o público a experimentar os movimentos de cada um. A trilha sonora é assinada por Úrsula Zion e Jab Cut.
Além da capital e do interior paulista, o Passinhos do Brasil já realizou shows e outras programações em cidades como Brasília (DF), Salvador (BA), Paraty (RJ) e Buenos Aires, na Argentina.
SERVIÇO
Nossos Passinhos vêm de longe, com o Passinhos do Brasil
6, 20 e 27 de setembro (sábados) e 14 de setembro (domingo), às 11h30
Local: Bulevar do Rádio (entre o Itaú Cultural e o Sesc Avenida Paulista)
Classificação indicativa: livre
Duração: 30 min
Entrada gratuita, basta chegar. Sujeito a lotação.
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, próximo à estação Brigadeiro do metrô
Terça a sábado, das 11h às 20h
Domingos e feriados, das 11h às 19h
Informações: pelo telefone (11) 2168.1777 e wapp (11) 9 6383 1663
E-mail: atendimento@itaucultural.org.br
Acesso para pessoas com deficiência física
Estacionamento: entrada pela Rua Leôncio de Carvalho, 108.
Com manobrista e seguro, gratuito para bicicletas.
www.itaucultural.org.br
www.instagram.com/itaucultural
www.facebook.com/itaucultural
x.com/itaucultural
www.youtube.com/itaucultural